Durante suas apresentações, os coordenadores dos grupos do Intercâmbio Internacional Brasil-União Européia demonstraram os resultados positivos das visitas técnicas realizadas em países do continente europeu (França, Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Itália). Foi enfatizada a importância de garantir a continuidade do programa para beneficiar novos atores e outros setores produtivos.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Seminário de Política de Cooperação Regional Europa-Brasil é destaque no Open Days 2010 em Bruxelas
Durante suas apresentações, os coordenadores dos grupos do Intercâmbio Internacional Brasil-União Européia demonstraram os resultados positivos das visitas técnicas realizadas em países do continente europeu (França, Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Itália). Foi enfatizada a importância de garantir a continuidade do programa para beneficiar novos atores e outros setores produtivos.
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Delegação do Intercâmbio Brasil-União Européia participou da abertura do Open Days 2010
Começou ontem (05/10), em Bruxelas (Bélgica), o Seminário Open Days 2010. O evento reúne mais de 6 mil participantes, com cerca de 500 palestrantes de várias nacionalidades, em 130 seminários.
Nesta edição, a temática está focada no olhar para Europa no ano de 2020, destacando como objetivos a cooperação, competitividade e coesão. Estão presentes os representantes das mesorregiões diferenciadas da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), que integram a comitiva do Intercâmbio Internacional Brasil-União Européia.
Para a secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, nas palestras de abertura “ficou bastante evidenciada a necessidade de sair do discurso e ir para a prática com ações concretas que garantam a igualdade de oportunidades e a integração social. Criando, assim, empregos necessários e promovendo o desenvolvimento regional por meio da coesão, do crescimento inteligente e solidário”.
Ao final da sessão de abertura, a presidente do painel, Danuta Hubner, reforçou a idéia de que “é no território onde tudo ocorre, onde tudo se faz. E que sem coordenação, integração e cooperação não se faz política regional, como também não se faz política regional sem resultados concretos”. Neste sentido, ressaltou que a geração de emprego e o crescimento econômico são fundamentais para o apoio continuado à política regional européia.
O Open Days conta com a participação de especialistas e autoridades de várias partes do mundo, contribuindo para a troca de experiências e difusão de conhecimentos no campo do desenvolvimento regional.
Na quarta-feira (06/10) será realizado uma sessão exclusiva para o Programa de Cooperação entre o Ministério da Integração Nacional e a Direção Geral de Política Regional da Comissão Européia (DGRegio), quando as atenções estarão voltadas para as ações de desenvolvimento regional realizadas no Brasil.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
2ª Parada - Áustria
As delegações brasileiras do intercâmbio internacional formadas por representantes das regiões sul, sudeste e nordeste visitaram nesta quinta-feira (30/09) projetos financiados pelos fundos europeus para o desenvolvimento na Áustria e Itália. O grupo das mesorregiões Seridó, Xingó e Chapada das Mangabeiras visitou, na Áustria, o Likesidepark, um centro especializado em pesquisa aplicada, que funciona como um elo entre a produção científica da Universidade de Klagenfurt e as necessidades das empresas.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
1ª Parada - Bordeaux, França
APL de Laticínios (cont.)
APL de Laticínios
A Cadeia Produtiva de Laticínios





Nesta quinta-feira, 30 de setembro de 2010, o grupo da Movelaria compostos por representantes das Mesorregiões da Metade Sul do Rio Grande do Sul e Vale do Ribeira e Guaraqueçaba visitaram o Palazzo de Pirelli, em Valência/Itália. O grupo participou de reunião técnica sob a coordenação do Sr. Paolo Alli, Sub-Secretário do Presidente do Programa de Implementação e exportação 2015 da Região da Lombardia, que recebeu a delegação brasileira e deu boas vindas. A Sra. Cristina Colombo abordou questões técnicas sobre os programas regionais voltados para as micro e pequenas empresas.
Na seqüência a Sra. Olivia Postorino, Chefe da Programação da Comissão Européia, Ministério da Lombardia para Indústria, Artesanato, Edificações e Cooperação, abordou o uso dos fundos estruturais da União Européia para promover o desenvolvimento e a competitividade, além de fazer uma breve introdução aos sistemas de clusters da Lombardia.
Após as apresentações, o Sr. Gianlorenzo Martini, Chefe de Representação da Região da Lombardia em Bruxelas, fez a mediação para questionamentos.
O Sr. Carlos Corazza, Chefe da Representação Regional em Milão encerrou a reunião, agradecendo a presença da delegação brasileira, dizendo das suas expectativas dos resultados deste intercâmbio, para maior aproximação do Brasil e EU.
Na parte da tarde, o grupo visitou Escola Politécnica de Design, considerada uma das mais importantes escolas do mundo na área de design, arquitetura e moda. O Diretor Antonello Fusetti, Magnífico Diretor, apresentou a estrutura da escola e seus laboratórios, abrindo perspectiva para cooperação entre o MI, Universidade de Santa Cruz/RS para promoção de um curso de design e arquitetura, contanto com a parceria de empresários da região sul.
Ao final do dia, o grupo conheceu o Museu Triennale Design de Milão, onde foram recebidos pelo Diretor, onde tivemos a oportunidade de visitar as várias exposições dos maiores designs da Europa..
Depoimento do Francisco Back, Grande Fronteira do Mercosul.
Este dia para os integrantes do intercâmbio pode dizer-se que foi dividido em dois momentos especiais.
Um momento em que vivemos uma afirmação de que a busca de desenvolvimento pelo caminho de uma sociedade organizada e com o apoio governamental, leva de fato ao desenvolvimento com inclusão social melhorando assim a qualidade de vida das pessoas, Alem disso vivemos a sentimento de sermos brasileiro, e o nosso pais é respeitado pela comunidade Européia, temos todas as condições de com o aprofundando as políticas que já estão em andamentos, reconhecendo a importância dos empreendores alcançarmos índices de desenvolvimento empresarial de qualidade de vida, sonhado pela nosso povo.
De outro lado visitando entidades ligadas ao desenho, ficou evidente que para as empresas, crescer é necessário grandes quebras de paradigmas da ação empresarial, buscar e enfrentar o novo com determinação.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010



Nesta terça-feira, 28 de setembro de 2010, o grupo da Movelaria compostos por representantes das Mesorregiões da Metade Sul do Rio Grande do Sul e Vale do Ribeira e Guaraqueçaba visitaram o Instituto Tecnológico de Móveis, Madeira, Embalagens e Afins em Valência/Espanha. O grupo coordenado pela Secretária Márcia Damo foi recebido pelo Diretor Geral, Sr. Manuel Boronat Ramón que apresentou os programas e a estrutura do AIDIMA, que desde 1984 vem apoiando as empresas por meio do desenvolvimento e atualizações de tecnologias.
O AIDIMA conta com 755 empresas associadas em toda a Espanha, sendo 65% da Região de Valência. O Instituto atua nas áreas de formação, análise de mercado e estratégias, informação, qualidade de logística, normatização, certificação, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologias e inovação.
O grupo visitou os principais laboratórios do Instituto, que trabalham com equipamentos de alta tecnologia para testes de resistência, impactos, compressão, vibração e condições climáticas e a maior biblioteca voltada para movelaria na Europa com cerca de 6000 exemplares..
O AIDIMA tem atuado no Brasil por meio de cooperações técnicas com o SENAI dos Estados de SC, PR e RS, em diversas áreas tecnológicas do setor moveleiro. O Sr. Manuel mostro-se interessado em articular parcerias com a REDEMOVEIS/RS e informou que deseja convidar empresas brasileiras para participarem do Congresso Internacional de Conjuntura do Setor dos Móveis e do Habitat em 2011.
Logo após o grupo visitou a maior Feira de Comercialização de móveis da Europa, e tiveram a oportunidade de visitar o stand de exportação o Brasilian Furniture, que é um projeto de associação de interessas entre a ABIMOVEIS e a APEX, que tem como objetivo principal fomentar a exportação brasileira de móveis, beneficiando as principais áreas moveleiras localizadas nos Estados do rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília e Pernambuco. Os móveis exposto eram de fábricas de São Bento do Sul/SC feitos de madeiras de demolição.
Depoimento do fabricante de móveis, Gilmar Bevilaqua, do Vale do Ribeira.
“ Decorrente das visitas que fizemos no dia de hoje percebi que temos que ter organização empresarial, investir em laboratórios, nos produtos que fabricamos, pois disso depende para a qualidade e satisfação dos clientes e o sucesso dos negócios.
Ter integração com órgão que possam nos auxiliar no melhoramento de nossa visão de administração.
Para finalizar quero dizer que saio daqui de Valencia com outra visão e o importância que isso representa para minha vida e dos colaboradores que dependem de mim.”
Portugal - Espanha
Neste dia, o grupo pode conhecer um pouco da história da Galícia desde sua colonização e o início do processo de integração com a região norte de Portugal. Neste encontro, foram expostos pontos importantes para o processo de integração fronteiriça Portugal/Espanha tais como:
Cultura: a integração cultural é bastante enraizada na região de tal forma que não existe competitividade entre os atores dos dois países.
“Eles não promovem a integração, mas vivem dela, que é uma conquista e um desejo de cada um, principalmente dos dirigentes, que contam com total incentivo da Comunidade Européia” Cláudia Cybelle
O desenvolvimento regional é realizado principalmente através dos investimentos financeiros aportados por dois principais fundos, o Fundo Social Europeu – FSE e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER. Estes fundos financiam, por meio de licitação, a infraestrutura e a capacitação dos principais atores e beneficiários. A escolha dos projetos ocorre sem interferência política sendo que os mesmos devem demonstrar principalmente ações concretas de integração fronteiriça.
O grupo conheceu ainda o Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007-2013, que possui uma estrutura que servirá de base para implementações no PDFF, inclusive por meio de cooperação técnica proposta pelos europeus.
Boa Viagem!
Desejo uma excelente viagem á todos, espero que esteja tudo certo!
Grande abraço!
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Grupo Movelaria
O AIDIMA conta com 755 empresas associadas em toda a Espanha, sendo 65% da Região de Valência. O Instituto atua nas áreas de formação, análise de mercado e estratégias, informação, qualidade de logística, normatização, certificação, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologias e inovação.
O grupo visitou os principais laboratórios do Instituto, que trabalham com equipamentos de alta tecnologia para testes de resistência, impactos, compressão, vibração e condições climáticas e a maior biblioteca voltada para movelaria na Europa com cerca de 6000 exemplares..
O AIDIMA tem atuado no Brasil por meio de cooperações técnicas com o SENAI dos Estados de SC, PR e RS, em diversas áreas tecnológicas do setor moveleiro. O Sr. Manuel mostrou-se interessado em articular parcerias com a REDEMOV/RS e informou que deseja convidar empresas brasileiras para participarem do Congresso Internacional de Conjuntura do Setor dos Móveis e do Habitat em 2011.
GRUPO FRUTICULTURA
Foram recebidos pelo Diretor Internacional de Projetos, Sr. Jorge Saludes, que fez uma apresentação sobre as atividades do instituto e sua forma de atuação junto às empresas associadas.
A segunda atividade do dia foi uma visita à ANECOOP, uma cooperativa de segundo grau que possui oitenta e três cooperativas associadas. O Grupo Anecoop é uma cooperativa de comercialização que tem como diretrizes a busca por: qualidade, gestão, certificação, melhoria da logística operacional, principalmente com o processo de distribuição, bem como com a internacionalização comercial.
O grupo é o maior exportador de citrus do mundo e também atua com vinhos, frutas como melancia e caqui.
Foram apresentados alguns instrumentos de controle de qualidade, como o caderno de campo, e o processo de rastreabilidade dos produtos comercializados.
Depoimento de um dos participantes da missão.
Sr. Maxwel Souza – Vice-Presidente do Fórum da Mesorregião do Itabapoana e representante do INCAPER.
“ estamos muito longe de alcançarmos o sistema de controle da nossa produção, a utilização de tecnologias e a capacidade de comercialização, como é feito aqui na Europa, mas essas experiências são fundamentais para que possamos adquirir o conhecimento necessário para acelerarmos o nosso processo.
O fundamental é aproveitarmos essas oportunidades para estabelecermos contatos para podermos firmar parcerias com essas instituições, que tem se mostrado muito receptivas para ajudar o Brasil nesse processo”.
sábado, 25 de setembro de 2010
Boa viagem


Bairro Europeu - Bruxelas
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Secretaria de Programas Regionais e União Européia promovem intercâmbio sobre desenvolvimento regional
A delegação brasileira, chefiada pela secretária de Programas Regionais e Sênior Official da Cooperação MI/DGregio-UE, Márcia Damo, assessorada por técnicos da Secretaria, contará com representantes de fóruns e entidades que atuam nas demais sub-regiões prioritárias da PNDR, que não foram representadas na primeira fase do programa, em 2009.
Este programa de intercâmbio é uma ação proveniente do Memorando de Entendimento com a Direção Geral de Política Regional da Comissão Européia (DGregio), assinado pelo Ministério da Integração Nacional, em 2007. Os custos de viagens aéreas nacionais e internacionais, hospedagem, deslocamentos locais e serviços de intérprete integralmente cobertos pela União Européia.
Os objetivos do projeto visam à promoção da cooperação bilateral e a troca de experiências de desenvolvimento regional entre o Brasil e os países membros da União Européia. Segundo a secretária Márcia Damo, “a viabilização da segunda fase do programa de intercâmbio representa a consolidação de uma parceria de sucesso, que está contribuindo para a aceleração do processo de desenvolvimento das regiões brasileiras estagnadas”.
A delegação brasileira compõe-se de quatro equipes, que cumprirão programações específicas, de acordo com o potencial de desenvolvimento de cada região participante, buscando novos conhecimentos sobre projetos de incentivo ao desenvolvimento e de apoio aos setores produtivos encontrados no Brasil e na Europa, como: a movelaria, a fruticultura e os laticínios. Na agenda de compromissos de cada equipe estão previstas visitas técnicas, palestras, reuniões, além de participação em seminário e feiras.
Integrantes de seis mesorregiões, três delas também representando o semi-árido nordestino (Vale do Ribeira, Metade Sul do Rio Grande do Sul, Itabapoana, Chapada das Mangabeiras, Seridó, Vale do Xingó) terão a oportunidade de conhecer modelos de produção e mecanismos de incentivo ao desenvolvimento praticados no território europeu. Já os representantes da faixa de fronteira, oriundos de mesorregiões nela situadas (Alto Solimões, Vale do Rio Acre e Grande Fronteira do Mercosul) conhecerão experiências exitosas de projetos europeus que, assim como o Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, coordenado pela SPR, têm dado ênfase à cooperação e integração transfronteiriças.
Selecionadas a partir do critério da maior afinidade com as características geográficas, culturais e de vocação produtiva dos espaços brasileiros, as regiões européias a serem visitadas serão a Galícia (norte de Portugal e noroeste da Espanha), Valência, na Espanha, a tríplice fronteira França-Alemanha-Suíça (Reno Superior), as regiões de Piemont (Turim) e Lombardia (Milão), na Itália, a região de Bordeaux/Perigueux, no interior da França, bem como Carinthia, na Áustria.
O programa de intercâmbio será encerrado, assim como na primeira edição, com a participação de todos no Seminário Open Days, a realizar-se de 4 a 7 de outubro de 2010, em Bruxelas. O evento, que é composto de atividades multidisciplinares simultâneas, já se consolidou como referência para formuladores, implementadores, estudiosos, beneficiários e interessados nas políticas públicas de desenvolvimento regional de todo o mundo.
A exemplo de 2009, o Open Days reservou espaço para a realização, no dia 6 de outubro, de Seminário dedicado exclusivamente à Cooperação MI/DGregio-UE, quando o programa de intercâmbio e as demais atividades que compõem a agenda desta Cooperação são apresentadas, debatidas e avaliadas. Trata-se de espaço para reflexão e assimilação de contribuições da comunidade européia e mundial sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional brasileira.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
II Mostra: Domingo cultural encerra programação em Florianópolis
O último dia da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional (14/03) foi de grande movimentação nos estandes e nas apresentações culturais, que aconteceram nos palcos Coreto e Multicultural, montados no Centro de Convenções de Florianópolis (SC).
Logo pela manhã, o Palco Multicultural foi tomado pelo público que acompanhou o desfile mesorregional. Modelos selecionados entre os expositores de todas as regiões do Brasil apresentaram os produtos expostos nos estandes. Ao fim do desfile, os músicos da banda Bahia um Canto de Integração conduziram os visitantes em um arrastão pelas vilas das mesorregiões do Brasil. Para Helena Mendes, coordenadora da programação cultural, “o desfile mesorregional, preparado durante o evento com a participação de aproximadamente 40 pessoas, foi uma forma de mostrar e divulgar os produtos das mesorregiões”.
Após o almoço, o Palco Coreto foi aberto para a participação de talentos que estavam presentes, mas não constavam na programação oficial. Os artistas se inscreveram para apresentação no espaço até o momento da entrada da banda Lumaréu, que apresentou uma mistura de ritmos instrumentais representativos das etnias que deram origem ao povo catarinense.
A artista Lilia Diniz, do município de Imperatriz (MA), que durante toda a II Mostra assumiu o papel de apresentadora das outras atrações culturais, disse que “o evento representou uma grande oportunidade para o encontro e a troca de saberes e fazeres”. Já Dedê Carnaúba, artista de Carnaúba de Dantas (RN), acredita que “com o Brasil Conhecendo o Brasil fica mais fácil transformá-lo.”
Com a realização II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, o Ministério da Integração Nacional foi além da divulgação dos produtos apoiados nas mesorregiões de desenvolvimento, contribuindo para a valorização da cultura brasileira.
II Mostra: Rede de Geoparks do Brasil é oficialmente lançada em Florianópolis
O objetivo da rede é apoiar as regiões candidatas a Geoparks e promover a troca de experiências entre essas regiões com potencial geológico e o Geopark Araripe, área de proteção especial de riquezas geológicas e paleontológicas, situada na região do Cariri, que é, até o momento, o único Geopark reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.
Para a secretária de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Márcia Damo, “a criação da Rede de Geoparks do Brasil irá agilizar o processo de reconhecimento das outras áreas candidatas e permitirá a troca de conhecimentos e experiências entre os representantes dos Geoparks”.
Patrício Melo, coordenador do geopark Araripe, afirma que “o lançamento da rede na II Mostra é mais um passo na consolidação da rede de geoparks do Brasil. Existe a expectativa de um terceiro encontro com o objetivo de avançar a compreensão do processo para as novas candidaturas, qualificar o pessoal e ouvir experiências de outras redes como a européia e a asiática.”
A estruturação do geopark é uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável, pois envolve outras fontes de renda para a região, tais como o geoturismo e o turismo científico, e promovem conseqüentemente o desenvolvimento regional.
Geopark é uma área com limites bem definidos e suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento socioeconômico local. Deve conter um significativo número de sítios geológicos e arqueológicos com raridade, importância científica e beleza. Atualmente, 64 áreas no mundo são reconhecidas como geopark pela Unesco, a maior parte delas localizada na Europa e no leste da Ásia.
Atualmente, seis territórios são aspirantes à Rede Global de Geoparks: Vale do Ribeira (SP); Vale do Tietê (SP); Quadrilátero Ferrífero (MG), Búzios (RJ); Campos Gerais (PR) e Bodoquena Pantanal (PR).
quinta-feira, 4 de março de 2010
Cultura brasileira será prestigiada na Mostra de Desenvolvimento Regional em Florianópolis (SC)
quarta-feira, 3 de março de 2010
Bolshoi fará apresentação na II Mostra de Desenvolvimento Regional
A apresentação, composta por dezessete bailarinos, ocorrerá no dia 10 de março, às 9 horas, na abertura solene do evento, com apresentações de balé clássico, dança a caráter e dança folclórica brasileira. O espetáculo terá duração de 23 minutos e será composto por cinco peças: A Morte do Cisne; Adágio do Grand Pas de Deux, do Ballet “O Corsário”; Cigana do II Ato, do Ballet “Don Quixote”; Gopak; e Maracatu.
A Escola Bolshoi é um projeto que seleciona jovens de diferentes Estados brasileiros em audições e seleções, e oferece formação e cultura por meio do ensino da dança. A maioria dos bailarinos possui bolsa. Eles recebem da escola uniforme, transporte, alimentação e tem à disposição serviços de fisioterapeutas, dentistas, professores de educação física, além de palestras educativas.
O projeto, que completa 10 anos no Brasil em março, é patrocinado pelos Amigos do Bolshoi, que são empresas socialmente responsáveis que colaboram com a Escola.
A programação da Mostra contará ainda com um espaço dedicado às tradições africanas no estande Casa das Áfricas, ritmos regionais representativos das macro-regiões brasileiras e outras atrações culturais.
terça-feira, 2 de março de 2010
Estudantes de Florianópolis visitarão a II Mostra
Participarão das visitas alunos de escolas municipais de 5ª a 8ª séries. Os estudantes serão acompanhados pelos professores do município e por um representante do Ministério da Integração Nacional. O transporte será viabilizado pela Secretaria Municipal de Educação.
Durante a Mostra, os alunos visitarão a exposição de produtos das mesorregiões, participarão de oficinas, palestras, apresentações institucionais, além de várias atrações culturais. Haverá, ainda, sorteio de brindes para os estudantes, que ganharão um kit oferecido pela organização do evento.
A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional tem o objetivo de reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas para o desenvolvimento regional.
As escolas interessadas em levar seus alunos devem procurar a Secretaria de Educação de Florianópolis para providenciar o credenciamento. A programação com todas as atrações do evento está disponível no site: www.mi.gov.br/mostra
Governador de SC reafirma apoio a II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional
Durante a reunião, realizada na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, o governador Luiz Henrique confirmou o apoio do governo do Estado de Santa Catarina na locação do Centro de Convenções de Florianópolis – Centro Sul e a viabilização de apresentações culturais pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com destaque para a apresentação do Balé Bolshoi, que possui uma unidade de sua escola de teatro no município de Joinville.
Foi acertada, ainda, a participação do governo de Santa Catarina nas apresentações institucionais e na realização de quatro minicursos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a saber: Apicultura, Turismo Rural, Plantas do Futuro – Bioativas e Maricultura com a Qualidade da Água para a Mesa.
Por intermédio do governador Luiz Henrique, foi confirmada a realização, durante a II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), com a participação dos governadores dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
As atividades apoiadas pelo governo do Estado de Santa Catarina, entre outras confirmadas, podem ser conferidas no site da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, endereço: www.mi.gov.br/mostra
Projeto Doces Matas será apresentado na II Mostra de Desenvolvimento Regional
Doces Matas é uma ação do programa de revitalização do rio São Francisco, com foco na recuperação de matas ciliares e na inclusão socioambiental de comunidades rurais, promovendo a geração de renda em função de ações de conservação ambiental.
O Projeto desenvolveu as atividades de apicultura, meliponicultura (abelhas nativas), produção de bijuterias com sementes de plantas nativas (biojóias) e aproveitamento da casca do coco seco. Essa casca, que antes era queimada e poluía o meio ambiente, hoje se transforma em vasos e substrato para produção de mudas destinadas ao reflorestamento e à produção de composto orgânico e húmus de minhoca, reduzindo assim os resíduos orgânicos na área rural.
Na apicultura e na meliponicultura, a Codevasf distribui às comunidades kits apícolas (colméias, vestimentas e acessórios) e mudas florestais para a recuperação das áreas. Em contrapartida, as comunidades cedem a área para recuperar, plantam as mudas, cercam as áreas e promovem a sua manutenção, com adubação, coroamento e combate às formigas. As mudas produzidas pela Codevasf são em sua maioria melíferas, que produzem flores com aptidão para produção de mel, integrando a recuperação à atividade produtiva. As comunidades indicam as áreas ciliares e assinam termos de compromisso com o Projeto de Revitalização do Rio São Francisco, cedendo no mínimo oito metros da margem do rio para o plantio.
O projeto prevê também que, a cada ano, as comunidades adquiram no mínimo uma colméia apícola com os recursos provenientes da comercialização do mel, criando um sistema social rotativo, no qual as comunidades aumentam o seu capital anualmente com o investimento e beneficiam a cada três anos novas famílias com o repasse de colméias para o processo produtivo. Assim o projeto cria um sistema socioambiental de parceria.
Entre os resultados obtidos até agora estão: produção de mudas nativas com aptidão apícola e proteção ciliar; recuperação de 200 mil m² de matas ciliares; inclusão socioambiental de 180 famílias; aumento na renda familiar em até 30% do salário mínimo; proteção de cinco nascentes; conscientização ambiental de mais de 500 famílias; inclusão de mais de 50 hectares de áreas de preservação permanente no projeto; recuperação da fauna de abelhas nativas; redução do desmatamento para produção de carvão nas comunidades beneficiadas; implantação de floresta comunitária; desenvolvimento de pesquisas aplicadas com fauna e flora nativa; beneficiamento anual de sementes nativas de mais de 50 espécies de plantas; capacitação de mais 100 jovens em atividades sustentáveis.
Codevasf apresentará Projeto do Perímetro Mandacaru na Mostra de Desenvolvimento Regional
O Perímetro Irrigado de Mandacaru, em Juazeiro (BA), possui 400 hectares de área irrigável e é ocupado por 54 famílias de pequenos produtores, com lotes de área média de 6 hectares cada. O sistema de irrigação originalmente ali implantado foi o de sulcos, ou gravidade. Contudo, a irrigação por este método gerou passivos ambientais indesejados: salinização de áreas irrigadas, assoreamento de drenos e do rio São Francisco, desperdício de água e deposição de agrotóxicos e resíduos de fertilizantes químicos.
A proposta foi a de se alterar os sistemas de irrigação por gravidade para os pressurizados, de modo que cada produtor será responsável por sua guarda, acionamento e pagamento das taxas à concessionária de energia. Isso só foi possível porque a Codevasf, em 2001, implantou o sistema elétrico para todas as unidades de produção.
A simples mudança do método implicará em uma significativa redução do volume anual bombeado e no consumo de energia elétrica, levando ao aumento da competitividade dos beneficiários no mercado, e, por conseguinte, de sua lucratividade.
Entre os resultados obtidos até agora estão: a redução de 52% do volume anual bombeado; custo com energia do Perímetro reduzido em 36%; economia de mão-de-obra; recuperação de áreas salinizadas; redução dos custos operacionais; aumento dos índices de produtividade das culturas; menor custo de produção; flexibilização dos lotes (mais culturas plantadas na mesma área); manejo preciso da irrigação; redução quase total da deposição de efluentes no rio; entre outros.
O Projeto de alteração do sistema de irrigação do Perímetro Irrigado de Mandacaru será apresentado às 8 horas do dia 11 de março, na Sala Santinho, do Centro de Convenções de Florianópolis (SC).
Mostra Nacional discutirá políticas e programas de desenvolvimento regional
No primeiro dia do evento (10/03), haverá palestras com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social; da Secretaria de Arranjos Produtivos e Inovativos e Desenvolvimento Local, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); do governo do Estado de Santa Catarina; do Ministério da Pesca e Aqüicultura; do Banco do Brasil; e da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal).
No dia 11 de março, o diretor de Políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Luiz Augusto Caldas Pereira, falará sobre o tema Política de Educação Profissional e Tecnológica e Desenvolvimento Regional. O presidente Executivo da Fundação Odebrecht, Maurício Medeiros, apresentará o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia. Ainda haverá apresentações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Em breve será lançado o site oficial da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, com todas as informações necessárias para os participantes. A programação preliminar está disponível no site do Ministério da Integração Nacional.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional terá minicursos
O público visitante poderá se inscrever para participar dos minicursos com temáticas variadas, todos relacionados com a promoção do desenvolvimento regional. Oferecidos pelo Ministério da Integração Nacional e instituições parceiras, os cursos acontecerão nos períodos da manhã e da tarde, durante os quatro dias de evento. As inscrições, quando abertas, serão gratuitas.
Os treinamentos complementam a programação do evento, sendo uma ótima oportunidade para a aprendizagem compartilhada em torno do desenvolvimento regional. Além de presenciar os seminários, conferências e apresentações institucionais previstas, o público terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre desenvolvimento regional.
Até o momento, estão previstos os seguintes minicursos: Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse; Turismo Rural, Plantas do Futuro–Bioativas, Apicultura, Maricultura; Elaboração de Projetos; Design e Marketing de Produtos; Comercialização de produtos; Compras municipais, movimento econômico e monitoramento da sustentabilidade dos municípios e regiões; Legislação ambiental para o desenvolvimento regional; e Mobilização Comunitária e Defesa Civil, que será ministrado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional.
As atividades da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional ocorrerão no Centro Sul, Centro de Convenções de Florianópolis. A programação preliminar, com atividades e atrações confirmadas, inclusive os minicursos que serão disponibilizados, já está disponível no site do Ministério da Integração Nacional, no link: http://www.mi.gov.br/programasregionais/eventos/.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Notícias da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional
Dirigentes e técnicos do Ministério da Integração Nacional estão mobilizados e concentrados nos preparativos para a II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, que acontecerá no Centro de Convenções de Florianópolis (SC), entre 10 e 14 de março de 2010.
A secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, esteve em Florianópolis, onde cumpriu agenda de visitas preparatórias, que incluem o Centro de Convenções, sede do evento, e reuniões com o prefeito de Florianópolis e com os representantes de entidades parceiras e dirigentes regionais de empresas de comunicação, entre as quais o Grupo RBS/ Rede Globo, a Rede Record e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Em Brasília, a equipe formada por dirigentes e técnicos do Ministério da Integração e entidades vinculadas, dividida em 11 grupos – programação, divulgação, articulação internacional, logística de apoio à formação, inscrição e credenciamento, comercialização, programação cultural, zeladoria e governança, apoio aos espaços prioritários, programação visual e montagem, captação de recursos – trabalha para que todas as ações ocorram conforme planejado.
Os recursos para viabilização do evento estão quase todos garantidos, resultado do empenho do Ministro Geddel Vieira Lima e do trabalho desenvolvido, nos últimos meses, pela equipe de captação de recursos.
O grupo de apoio aos espaços prioritários está organizando as caravanas com os representantes das mesorregiões, regiões integradas de desenvolvimento (Ride’s), semi-árido nordestino e arcos norte, central e sul da faixa de fronteira, com previsão de participação de 947 produtores e expositores. Cada espaço prioritário terá um estande específico para a divulgação de suas ações e projetos, bem como para a exposição e venda dos respectivos produtos. As atrações culturais serão um ponto forte do evento, com grupos culturais representativos das várias regiões brasileiras.
Em breve será lançado o site oficial da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, com todas as informações necessárias para os participantes. A programação preliminar está disponível no link http://www.mi.gov.br/programasregionais/eventos/.