terça-feira, 2 de março de 2010

Codevasf apresentará Projeto do Perímetro Mandacaru na Mostra de Desenvolvimento Regional

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentará o Projeto de alteração do sistema de irrigação do Perímetro Irrigado de Mandacaru, Bahia, na II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, a ser realizada pelo Ministério da Integração Nacional, em Florianópolis (SC), entre 10 e 14 de março. Este projeto está entre os quatro a serem apresentados pela entidade como experiências de sucesso em desenvolvimento regional.
O Perímetro Irrigado de Mandacaru, em Juazeiro (BA), possui 400 hectares de área irrigável e é ocupado por 54 famílias de pequenos produtores, com lotes de área média de 6 hectares cada. O sistema de irrigação originalmente ali implantado foi o de sulcos, ou gravidade. Contudo, a irrigação por este método gerou passivos ambientais indesejados: salinização de áreas irrigadas, assoreamento de drenos e do rio São Francisco, desperdício de água e deposição de agrotóxicos e resíduos de fertilizantes químicos.
A proposta foi a de se alterar os sistemas de irrigação por gravidade para os pressurizados, de modo que cada produtor será responsável por sua guarda, acionamento e pagamento das taxas à concessionária de energia. Isso só foi possível porque a Codevasf, em 2001, implantou o sistema elétrico para todas as unidades de produção.
A simples mudança do método implicará em uma significativa redução do volume anual bombeado e no consumo de energia elétrica, levando ao aumento da competitividade dos beneficiários no mercado, e, por conseguinte, de sua lucratividade.
Entre os resultados obtidos até agora estão: a redução de 52% do volume anual bombeado; custo com energia do Perímetro reduzido em 36%; economia de mão-de-obra; recuperação de áreas salinizadas; redução dos custos operacionais; aumento dos índices de produtividade das culturas; menor custo de produção; flexibilização dos lotes (mais culturas plantadas na mesma área); manejo preciso da irrigação; redução quase total da deposição de efluentes no rio; entre outros.
O Projeto de alteração do sistema de irrigação do Perímetro Irrigado de Mandacaru será apresentado às 8 horas do dia 11 de março, na Sala Santinho, do Centro de Convenções de Florianópolis (SC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário