O último dia da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional (14/03) foi de grande movimentação nos estandes e nas apresentações culturais, que aconteceram nos palcos Coreto e Multicultural, montados no Centro de Convenções de Florianópolis (SC).
Logo pela manhã, o Palco Multicultural foi tomado pelo público que acompanhou o desfile mesorregional. Modelos selecionados entre os expositores de todas as regiões do Brasil apresentaram os produtos expostos nos estandes. Ao fim do desfile, os músicos da banda Bahia um Canto de Integração conduziram os visitantes em um arrastão pelas vilas das mesorregiões do Brasil. Para Helena Mendes, coordenadora da programação cultural, “o desfile mesorregional, preparado durante o evento com a participação de aproximadamente 40 pessoas, foi uma forma de mostrar e divulgar os produtos das mesorregiões”.
Após o almoço, o Palco Coreto foi aberto para a participação de talentos que estavam presentes, mas não constavam na programação oficial. Os artistas se inscreveram para apresentação no espaço até o momento da entrada da banda Lumaréu, que apresentou uma mistura de ritmos instrumentais representativos das etnias que deram origem ao povo catarinense.
A artista Lilia Diniz, do município de Imperatriz (MA), que durante toda a II Mostra assumiu o papel de apresentadora das outras atrações culturais, disse que “o evento representou uma grande oportunidade para o encontro e a troca de saberes e fazeres”. Já Dedê Carnaúba, artista de Carnaúba de Dantas (RN), acredita que “com o Brasil Conhecendo o Brasil fica mais fácil transformá-lo.”
Com a realização II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, o Ministério da Integração Nacional foi além da divulgação dos produtos apoiados nas mesorregiões de desenvolvimento, contribuindo para a valorização da cultura brasileira.