segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Curso de Gestão Estratégica capacita agentes públicos no Rio de Janeiro


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional, está iniciando hoje (21/09) mais uma edição do Curso de Gestão Estratégica de Desenvolvimento Regional, que se estenderá até o dia 9 de outubro. O evento está acontecendo no SESC Mineiro Grussaí, no município de São João da Barra (RJ).

O curso visa à capacitação de agentes públicos para a elaboração e gestão de planos estratégicos de desenvolvimento regional e local, em termos econômicos, sociais e políticos, e também, à transmissão de técnicas e métodos concretos de gestão, tendo em vista o contexto global do processo de desenvolvimento nacional. Serão 13 temas voltados ao assunto, com a participação de professores da Argentina, Brasil, Chile e Colômbia, totalizando 140 horas/aula de conteúdos teóricos e práticos.

Participam da abertura do evento, o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa, que fará a aula inaugural, e o diretor do Departamento das Regiões Sul e Sudeste da Secretaria de Programas Regionais, Marcelo Moreira, que apresentará a palestra “Ações e Instrumentos da PNDR”.

O curso conta com aparticipação de 40 alunos. Além de servidores de diversas secretarias estaduais do Governo do Rio de Janeiro, participam representantes do Fórum da Mesorregião Itabapoana, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, servidores das prefeituras dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense (Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, São José de Ubá, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e Lage do Muriaé), universidades, entre outras instituições.

5 comentários:

  1. Prezada Fernanda/SDR
    Parabéns pela iniciativa do curso. No entanto, alguns aspectos importantes para a implementação de um plano de desenvolvimento não estão explicitados, como gestão compartilhada (consórcio, agência de desenvolvimento) e financiamento( melhoria das receitas municipais, microfinanças, microcrédito, etc).Posso vir a ter acesso ao material desse curso?
    Carlos Corrêa Leite-Fundação Prefeito Faria Lima-Cepam

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos Corrêa Leite, por favor entre em contato com a equipe da SDR - (61) 3414-5867 - responsável pelo curso.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Queria conhecer mais os projetos em andamento que podem ser desenvolvidos na minha cidade.
    Nossa cidade é conhecida como terra do requeijão. Mas caso não exista incentivo ou apoio financeiro mais eficaz neste sentido não conseguiremos manter esta fama.

    Atenciosamente,

    Ladjane Barbosa
    email: labasan2@hotmail.com
    Fone: 75 32361825

    Santa Bárbara - Ba
    11° 57' 28" S 38° 58' 30" O11° 57' 28" S 38° 58' 30" O

    Unidade federativa Bahia

    Mesorregião Centro Norte Baiano IBGE/2008 [1]

    Microrregião Feira de Santana IBGE/2008 [1]

    Municípios limítrofes Feira de Santana, Lamarão, Tanquinho, Serrinha, Candeal e Santanópolis

    Distância até a capital (Salvador) 147 km

    Características geográficas
    Área 338,574 km²

    População 20.461 hab. est. IBGE/2009 [2]

    Densidade 55,5 hab./km²
    Altitude 293 m
    Clima Não disponível
    Fuso horário UTC-3

    Indicadores
    IDH 0,621 médio PNUD/2000 [3]

    PIB R$ 42.900 mil IBGE/2005 [4]

    PIB per capita R$ 2.299,00 IBGE/2005 [4]

    1 de Outubro de 2009 10:23

    ResponderExcluir
  5. Prezada Ladjane,

    Na região Nordeste, dois programas de desenvolvimento regional são implementados pelo MI: o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Semiárido (Conviver) e o Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso). Ambos têm como foco a geração de ocupação e o acréscimo de renda por meio do apoio a atividades e empreendimentos produtivos coletivos e regionais. Os programas encontram-se acessíveis no Portal de Convênios do Governo Federal, o Siconv, onde há também maiores informações sobre os mesmos. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: 61-3414-5437.

    ResponderExcluir