segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Turismo de fronteiras foi tema de encontro em Santa Maria
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, participou do VI Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras – Frontur, que aconteceu no período de 13 a 15 de outubro, em Santa Maria (RS).
O encontro teve como objetivo a consolidação da região de fronteira como um espaço de oportunidades para destinos turísticos, ao mesmo tempo em que mobilizou a sociedade brasileira e latinoamericana, em especial o Mercosul, para os estudos de análise da situação do turismo de fronteiras em cenários pluralizados, desde a esfera política, a acadêmica, o terceiro setor e o mercado profissional.
Segundo dados do Ministério do Turismo, a Argentina lidera o ranking de países emissores de turistas para o Brasil, seguida pelos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Chile e Portugal sendo que os países transfronteiriços passaram a vir com mais intensidade para o Brasil.
Além da maior atenção às fronteiras e, consequentemente, à recepção ao turista, o incremento de turistas latinoamericanos deve-se à campanha promovida pela Embratur. A intenção é ampliar ainda mais o número de visitantes da América do Sul, tendo como meta a recomendação da Organização Mundial de Turismo para que 80% da emissão de turistas sejam provenientes de países vizinhos.
A gerente executiva do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF) do Ministério da Integração Nacional, Cláudia Cybelle Freire, representou o Ministério no encontro e coordenou a mesa de “Infraestrutura na Faixa de Fronteira”.A gerente acredita que o evento foi uma iniciativa importante para as discussões sobre as políticas públicas no Turismo e a sua sustentabilidade no espaço fronteiriço. “Foi um espaço de debate e troca de experiências muito importante, estavam reunidos diversos órgãos públicos com o objetivo de fortalecer e promover atividades turísticas para desenvolver o território e abrir caminhos na geração de renda para a população local. Agora, existe união de esforços entre os diversos ministérios e órgãos relacionados, como a Polícia Federal e a Receita Federal. A conseqüência é o incremento da vinda de outros povos latinoamericanos para o Brasil”, afirmou
O Frontur contou com a participação de pesquisadores, gestores públicos, empresários e acadêmicos do turismo e foi organizado pelo Ministério do Turismo, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria e pela Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário