A secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, participará, hoje (22/10), do quarto Seminário de Nivelamento referente ao Projeto Prosperidade Sul Catarinense, que acontecerá no auditório da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Lançado em maio de 2009, este projeto é uma iniciativa decorrente de compromisso assumido pelo Ministro Geddel Vieira Lima, no final de 2008, e representa o reconhecimento, pelo Ministério da Integração Nacional, da importância da construção de um processo participativo de integração sócio-político-econômica e administrativa da Mesorregião Sul Catarinense.
O projeto, que conta com um apoio financeiro de R$ 200 mil do Ministério da Integração Nacional, visa contribuir com a criação de uma cultura de cooperação intrarregional; com a unificação das potencialidades existentes na Mesorregião Sul Catarinense; com a otimização da administração pública; com o fortalecimento das iniciativas e projetos regionais; e com a identificação de projetos estratégicos para a integração sulregional.
Os seminários de nivelamento de informações vêm acontecendo desde junho desse ano em municípios do sul do estado de Santa Catarina. O primeiro ocorreu na cidade de Braço do Norte, o segundo em Araranguá, em julho e o terceiro aconteceu na cidade de Laguna, em setembro.
Na programação do seminário em Criciúma, o penúltimo do total de cinco programados, a secretária de Programas Regionais fará a palestra “Integração nacional: uma necessidade para o desenvolvimento”. Também farão apresentações, o secretário de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Geraldo Althoff e o consultor econômico da Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina, Sérgio Sachetti.
O quinto e último seminário de nivelamento está programado para o mês de novembro, na cidade de Gravatal, onde será criado o “Conselho Permanente de Prosperidade Sul Catarinense”. Prevê-se que este evento conte com a participação do Ministro Geddel Vieira Lima e do Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.
O projeto Prosperidade Sul Catarinense é uma iniciativa conjunta da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS), filiada à Rede Globo, e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e do Ministério da Integração Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário