O GTP APL é formado por 33 instituições, ente elas o Ministério da Integração Nacional, e tem a atribuição de elaborar e propor diretrizes para atuação coordenada do governo no apoio aos arranjos produtivos locais.
O evento, que se encerra hoje, tem o objetivo de aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas organizadas em APL.
Na abertura do evento, o Diretor de Programas das Regiões Norte e Nordeste da SPR, Fábio Cunha, fez palestra sobre o tema “Ações do Ministério da Integração Nacional: apoio a APLs na promoção de desenvolvimento regional”.
O evento abriga uma Mostra de Produtos de APLs, com 12 mostruários, sendo quatro deles apresentados pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério: biojoias da Mesorregião Alto Solimões (AM), galinhas de cabaça da Mesorregião Itabapoana (MG), queijos da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (PR) e vinhos da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul (RS). Além desses, estão expostos APLs de artesanato e artesanato mineral, apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro- Oeste (SCO); travesseiros aromáticos artesanais, artesanato de couro e mel, apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a SPR; e produtos do babaçu, castanha do Brasil, pequi em conserva, desidratados e polpas de frutas nativas do Ministério do Meio Ambiente.
A 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais conta com a participação de empresários, líderes setoriais, acadêmicos, gestores de APLs, representantes dos Núcleos Estaduais de APLs e de instituições governamentais de apoio aos APLs.