quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Abertura da 4ª Conferência Brasileira de APLs


Aconteceu no dia 27/10, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília (DF), a abertura 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais, evento organizado pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O GTP APL é formado por 33 instituições, ente elas o Ministério da Integração Nacional, e tem a atribuição de elaborar e propor diretrizes para atuação coordenada do governo no apoio aos arranjos produtivos locais.

O evento, que se encerra hoje, tem o objetivo de aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas organizadas em APL.

Na abertura do evento, o Diretor de Programas das Regiões Norte e Nordeste da SPR, Fábio Cunha, fez palestra sobre o tema “Ações do Ministério da Integração Nacional: apoio a APLs na promoção de desenvolvimento regional”.

A Conferência contempla a realização de palestras e seminários com temas voltados para a implementação dos APLs, estratégias para o futuro, análise de experiências nacionais e internacionais, ente outros. Apresenta, também, a realização de dez mesas redondas setoriais sobre os seguintes APLs: Moda, Economia Criativa, Base Vegetal, Base Animal, Base Mineral, Bioenergia, Produtos da Sociobiodiversidade, Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação e Metalmecânico.

O evento abriga uma Mostra de Produtos de APLs, com 12 mostruários, sendo quatro deles apresentados pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério: biojoias da Mesorregião Alto Solimões (AM), galinhas de cabaça da Mesorregião Itabapoana (MG), queijos da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (PR) e vinhos da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul (RS). Além desses, estão expostos APLs de artesanato e artesanato mineral, apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro- Oeste (SCO); travesseiros aromáticos artesanais, artesanato de couro e mel, apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a SPR; e produtos do babaçu, castanha do Brasil, pequi em conserva, desidratados e polpas de frutas nativas do Ministério do Meio Ambiente.

A 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais conta com a participação de empresários, líderes setoriais, acadêmicos, gestores de APLs, representantes dos Núcleos Estaduais de APLs e de instituições governamentais de apoio aos APLs.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Criado o Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião Vale do Ribeira/Guaraqueçaba


A Mesorregião Vale do Ribeira/Guaraqueçaba, que compreende 39 municípios do sudeste de São Paulo e leste do Paraná, criou o seu Fórum de Desenvolvimento Integrado e Sustentável, em 14 de outubro, durante a realização do I Encontro Regional, em Iguape (SP).

Os Fóruns de Desenvolvimento das mesorregiões têm a finalidade de articular e integrar os atores locais, tanto governamentais (prefeituras, câmaras municipais, órgãos estaduais e federais) como não-governamentais (organizações da sociedade civil).

O Fórum da Mesorregião Vale do Ribeira/Guaraqueçaba será constituído por representantes do estado do Paraná, do estado de São Paulo, Ministério da Integração Nacional, do Instituto Chico Mendes, bem como do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SP e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/PR.

A criação do Fórum representa um acontecimento histórico para o Vale do Ribeira e litoral do Paraná. O Fórum favorecerá a consolidação da união dos representantes dos Fóruns do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, Pesqueiro e do Artesanato do Litoral Paranaense (CORDARP), do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSAD e do Alto Vale do Paraná, fortalecendo a sua representatividade nas esperas municipais, estaduais e federal, e aumentará a participação dos atores regionais nas decisões que resultarão no desenvolvimento do Vale do Ribeira/ Guaraqueçaba.

A criação do Fórum atenderá a política governamental de criação de espaços de debates para implementação de políticas públicas de desenvolvimento regional com vistas à melhoria das condições sociais básicas dos municípios da mesorregião.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Secretaria de Programas Regionais participará da 4ª Conferência Brasileira de APLs


Organizada pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais acontecerá no período de 27 a 29 de outubro, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio, em Brasília (DF).

O GTP APL é formado por 33 instituições, ente elas o Ministério da Integração Nacional, e tem a atribuição de elaborar e propor diretrizes para atuação coordenada do governo no apoio aos arranjos produtivos locais.

O evento tem o objetivo de aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas organizadas em APL.

A Conferência contemplará a realização de palestras e seminários com temas voltados para a implementação dos APLs, estratégias para o futuro, análise de experiências nacionais e internacionais, ente outros. Haverá, também, a realização de dez mesas redondas setoriais sobre os seguintes APLs: Moda, Economia Criativa, Base Vegetal, Base Animal, Base Mineral, Bioenergia, Produtos da Sociobiodiversidade, Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação e Metalmecânico.

O Ministério da Integração Nacional apresentará, no dia 28, a palestra “Ações do Ministério da Integração Nacional: apoio a APLs na promoção de desenvolvimento regional”, que será proferida pelo secretário substituto eventual de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Fábio Eduardo de Mello Cunha.

O evento abrigará, também, uma Mostra de Produtos de APLs. Serão 12 mostruários, sendo quatro deles apresentados pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério: biojoias da Mesorregião Alto Solimões (AM), galinhas de cabaça da Mesorregião Itabapoana (MG), queijos da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (PR) e vinhos da Mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul (RS). Além desses, estarão expostos APLs de artesanato e artesanato mineral, apoiados pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro- Oeste (SCO); travesseiros aromáticos artesanais, artesanato de couro e mel, apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a SPR; e produtos do babaçu, castanha do Brasil, pequi em conserva, desidratados e polpas de frutas nativas do Ministério do Meio Ambiente.

A 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais contará com a participação de empresários, líderes setoriais, acadêmicos, gestores de APLs, representantes dos Núcleos Estaduais de APLs e de instituições governamentais de apoio aos APLs.

Os interessados em participar do evento, podem acessar o site www.mdic.gov.br/conferencia-apl para fazer sua inscrição e obter mais detalhes.

Criciúma sediará o quarto seminário do Projeto Prosperidade Sul Catarinense



A secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, participará, hoje (22/10), do quarto Seminário de Nivelamento referente ao Projeto Prosperidade Sul Catarinense, que acontecerá no auditório da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Lançado em maio de 2009, este projeto é uma iniciativa decorrente de compromisso assumido pelo Ministro Geddel Vieira Lima, no final de 2008, e representa o reconhecimento, pelo Ministério da Integração Nacional, da importância da construção de um processo participativo de integração sócio-político-econômica e administrativa da Mesorregião Sul Catarinense.

O projeto, que conta com um apoio financeiro de R$ 200 mil do Ministério da Integração Nacional, visa contribuir com a criação de uma cultura de cooperação intrarregional; com a unificação das potencialidades existentes na Mesorregião Sul Catarinense; com a otimização da administração pública; com o fortalecimento das iniciativas e projetos regionais; e com a identificação de projetos estratégicos para a integração sulregional.

Os seminários de nivelamento de informações vêm acontecendo desde junho desse ano em municípios do sul do estado de Santa Catarina. O primeiro ocorreu na cidade de Braço do Norte, o segundo em Araranguá, em julho e o terceiro aconteceu na cidade de Laguna, em setembro.

Na programação do seminário em Criciúma, o penúltimo do total de cinco programados, a secretária de Programas Regionais fará a palestra “Integração nacional: uma necessidade para o desenvolvimento”. Também farão apresentações, o secretário de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, Geraldo Althoff e o consultor econômico da Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina, Sérgio Sachetti.

O quinto e último seminário de nivelamento está programado para o mês de novembro, na cidade de Gravatal, onde será criado o “Conselho Permanente de Prosperidade Sul Catarinense”. Prevê-se que este evento conte com a participação do Ministro Geddel Vieira Lima e do Governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.

O projeto Prosperidade Sul Catarinense é uma iniciativa conjunta da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS), filiada à Rede Globo, e conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e do Ministério da Integração Nacional.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Turismo de fronteiras foi tema de encontro em Santa Maria


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, participou do VI Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras – Frontur, que aconteceu no período de 13 a 15 de outubro, em Santa Maria (RS).

O encontro teve como objetivo a consolidação da região de fronteira como um espaço de oportunidades para destinos turísticos, ao mesmo tempo em que mobilizou a sociedade brasileira e latinoamericana, em especial o Mercosul, para os estudos de análise da situação do turismo de fronteiras em cenários pluralizados, desde a esfera política, a acadêmica, o terceiro setor e o mercado profissional.

Segundo dados do Ministério do Turismo, a Argentina lidera o ranking de países emissores de turistas para o Brasil, seguida pelos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Chile e Portugal sendo que os países transfronteiriços passaram a vir com mais intensidade para o Brasil.

Além da maior atenção às fronteiras e, consequentemente, à recepção ao turista, o incremento de turistas latinoamericanos deve-se à campanha promovida pela Embratur. A intenção é ampliar ainda mais o número de visitantes da América do Sul, tendo como meta a recomendação da Organização Mundial de Turismo para que 80% da emissão de turistas sejam provenientes de países vizinhos.

A gerente executiva do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (PDFF) do Ministério da Integração Nacional, Cláudia Cybelle Freire, representou o Ministério no encontro e coordenou a mesa de “Infraestrutura na Faixa de Fronteira”.A gerente acredita que o evento foi uma iniciativa importante para as discussões sobre as políticas públicas no Turismo e a sua sustentabilidade no espaço fronteiriço. “Foi um espaço de debate e troca de experiências muito importante, estavam reunidos diversos órgãos públicos com o objetivo de fortalecer e promover atividades turísticas para desenvolver o território e abrir caminhos na geração de renda para a população local. Agora, existe união de esforços entre os diversos ministérios e órgãos relacionados, como a Polícia Federal e a Receita Federal. A conseqüência é o incremento da vinda de outros povos latinoamericanos para o Brasil”, afirmou

O Frontur contou com a participação de pesquisadores, gestores públicos, empresários e acadêmicos do turismo e foi organizado pelo Ministério do Turismo, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria e pela Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR).

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Delegação brasileira apresentou resultados do Programa de Intercâmbio e definiu diretrizes para o futuro da cooperação Brasil-União Europeia










Na programação do dia 7/10 do seminário Open Days 2009, que acontece em Bruxelas, a delegação brasileira participou do Painel de Alto Nível sobre Cooperação em Política Regional.

A primeira parte do painel, coordenada pelo secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa, foi dedicada à apresentação dos resultados das visitas técnicas realizadas pelos grupos das mesorregiões brasileiras em diferentes regiões europeias, no contexto do Plano de Ação 2009, da Cooperação do Brasil com a União Europeia em Políticas Regionais.

Os relatos foram efetuados pelos responsáveis técnicos das mesorregiões vinculados à Secretaria de Programas Regionais – SPR. Após uma breve contextualização dos territórios brasileiros, foram apresentadas as atividades desenvolvidas e as oportunidades identificadas para a continuidade da cooperação com as suas contrapartes europeias que, por sua vez, manifestaram interesse de ampliar a cooperação com as regiões brasileiras e a Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia - DGRegio.

No período da tarde, o painel tratou da cooperação interregional, abordando questões sobre a integração transfronteiriça europeia. A atividade foi aberta pelo comissário Europeu de Políticas Regionais, Pawel Samecki, e pela secretária Márcia Damo, official senior da cooperação com a UE, representando o Ministro Geddel Vieira Lima. Outras experiências apresentadas foram a ação conjunta entre o Parque Natural Regional da Guiana Francesa e o Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá, e a da Lagoa Mirim, uma parceria entre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, que contam, ambas, com o apoio do Ministério da Integração Nacional.

O Open Days 2009 se encerra hoje (8/10) em sessão solene marcada para as 15h. O Programa de Intercâmbio teve suas atividades finalizadas com a participação da delegação brasileira no Open Days 2009. O programa, custeado pela União Europeia, foi uma iniciativa decorrente do Memorando de Entendimento com a DGRegio, assinado pelo Ministro Geddel Vieira Lima, em 2007, com o objetivo de promover, dentre outros aspectos, o acordo mútuo, a cooperação bilateral na área de política regional e estabelecer canais de comunicação para o fortalecimento do intercâmbio de informações.




segunda-feira, 5 de outubro de 2009


Reunião conjunta da delegação brasileira em Bruxelas

Nesta manhã de segunda-feira, 05 de outubro, aconteceu em Bruxelas a primeira reunião conjunta da delegação brasileira, reunindo os participantes do intercâmbio com a União Européia vindos das visitas técnicas realizadas em Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha. O objetivo foi fazer um primeiro balanço das ações realizadas e resultados alcançados nesta primeira semana de atividades.

A Secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, juntamente com os Diretores Fábio Cunha e Marcelo Moreira, salientaram a importância do intercâmbio na consolidação dos Fóruns de Desenvolvimento Regional e na responsabilidade de cada participante na multiplicação do aprendizado junto às Mesorregiões Bico do Papagaio, Águas Emendadas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Chapada do Araripe e Grande Fronteira do Mercosul. O Secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional (SDR), Henrique Villa, salientou aos participantes os principais pontos da cooperação brasileira com a União Européia para o período 2009/2011.

Um representante de cada mesorregião apresentou os principais aspectos do intercâmbio no país visitado, destacando-se como pontos comuns a grande receptividade dos anfitriões e importantes aprendizados nas áreas de inovação, tecnologia, bem como na Governança regional e local.


SESSÃO DE ABERTURA OPEN DAYS


No período da tarde de 05 de outubro, a delegação brasileira participou da sessão de abertura do Open Days 2009, que ocorreu sede do Parlamento Europeu. A sessão teve início com pronunciamento de boas vindas da Comissária Danuta Hübner, do Comitê de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu e do Presidente do Comitê das Regiões, Sr. Luc Van den Brande, aos cerca de 7.000 participantes da 7ª Edição do “OPEN DAYS European Week of Regions and Cities in Brussels” (Semana Européia de Regiões e Cidades em Bruxelas). O evento inclui representantes tanto da União Européia como também dos Estados Unidos, Rússia, China, Brasil e Ucrânia, enfim todos aqueles envolvidos e interessados na política de coesão Européia.



Seguiu-se a abertura o painel “Crise Global, respostas locais?” que contou com a participação do presidente do País Basco, Sr. Patxi López Álvarez, da Prefeita de Dresden, Helma Orosz. No painel foi destacada a necessidade de converter o atual modelo econômico no modelo baseado na “economia verde”, ou seja, o uso de recursos econômicos de forma eficiente com a busca da sustentabilidade ambiental.


Encontro com o Presidente Lula

A delegação brasileira se encontrou no Hotel Sheraton com o Presidente Lula que estava em Bruxelas participando do Seminário "Brasil e Bélgica: Novas Fronteiras para Negócios". Na ocasião, foi apresentado ao presidente as atividades desenvolvidas no intercâmbio com a União Européia pelas mesorregiões brasileiras, e o mesmo salientou que “estamos aqui para aprender, mas também temos muito a ensinar”. A Secretária Márcia Damo destacou ao Presidente “que a Política Nacional de Desenvolvimento Regional está sendo implementada com muita competência e dedicação pelo Ministro Geddel Vieira Lima” e convidou o Presidente a acompanhar os resultados deste trabalho na 2ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Florianópolis, em março de 2010.