quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional


O Ministério da Integração Nacional promoveu em Salvador/BA, de 24 a 27 de março de 2009, a I Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, o maior encontro de ações de desenvolvimento regional já realizado no país. O evento foi coordenado pela Secretaria de Programas Regionais (SPR), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
O evento contou com 4.504 inscritos, superando as expectativas em termos de participantes e realização de negócios. Contatos importantes foram feitos entre os próprios produtores que se conheceram no evento, assim como com grandes empresas que se interessaram pelos programas apoiados. A programação técnica permitiu o desenvolvimento de um amplo debate para o aprimoramento das políticas públicas no estímulo ao desenvolvimento regional.
A abrangente formatação do evento mobilizou segmentos distintos de públicos, desde técnicos e atores sociais envolvidos na área como o público que visitou a Mostra e teve o primeiro contato com o tema. A Mostra foi dividida em cinco módulos: Mostra Institucional - divulgação das ações e programas do Ministério da Integração Nacional, vinculados e parceiros; Mostra de Produtos - onde o público degustou e adquiriu produtos associados ao desenvolvimento regional; Mostra Cultural – interação com a diversidade cultural brasileira; Congresso Internacional – palestras, painéis, apresentações e debates sobre experiências concretas, oficinas e minicursos; e Rodada de Negócios – encontros agendados com empresários vinculados aos setores apoiados pelos programas de desenvolvimento regional.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e outras autoridades, esteve presente à solenidade de abertura do evento, que aconteceu no dia 24, às 10h, no auditório Iemanjá, do Centro de Convenções da Bahia.

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, é muito importante para a sociedade civil em geral, esta integração, a aproximação entre governo e sociedade.
    Quando as ações começam pela base, só tende a se fortalecer, seu alicerce é concreto, digno, cidadão.
    E tenho certeza que a II Mostra Nacional será sem sobra de duvidas, um novo sucesso

    Ailson Orlei Moro Camargo
    CORDRAP - Litoral do Paraná

    ResponderExcluir